Notícias e Eventos
Notícias e Eventos
Comunicados
SISTEMA DE COLETA E TRATAMENTO DE ESGOTO DO LOTEAMENTO GAIVOTAS I E II EM PALMAS
12/07/2024
O SAMAE informa o início das operações do sistema de coleta e tratamento de esgoto dos loteamentos Gaivotas I e II em Palmas. Estão liberados os imóveis da localidade a solicitarem a ligação de esgoto junto ao SAMAE.

O sistema foi implementado por meio de uma parceria entre a Associação dos Construtores, a empresa Módulo Verde, a Prefeitura e o SAMAE.

 A rede coletora de esgoto atenderá os imóveis localizados nos loteamentos Gaivotas I e II no bairro de Palmas. Por meio de duas estações elevatórias, o esgoto é bombeado até a Estação de Tratamento de Esgoto Gaivotas, localizada na Rua dos Juazeiros, junto a ETE Palmas do Arvoredo.

A ETE Gaivotas apresenta eficiência de tratamento de esgoto de mais 90%. O projeto final prevê a capacidade de atendimento de 32 mil habitantes. No momento está instalado um módulo capaz de tratar o esgoto de 8.114 habitantes e sua ampliação se dará conforme a demanda.

A ETE Gaivotas realiza o tratamento do esgoto por meio de processos físico-químicos com desinfecção por dosagem de cloro. Ao chegar na ETE, o esgoto passa primeiramente pela etapa de gradeamento para retenção de sólidos grosseiros, em seguida ocorre a injeção de produtos químicos ao efluente, os chamados coagulantes, que são responsáveis por iniciarem o processo de agregação das partículas presentes no esgoto. Em seguida o efluente passa pelos tanques de floculação hidráulica onde a agitação do fluxo do efluente permite que as partículas sigam se agrupando, resultando na formação dos “flocos”. A etapa seguinte ocorre nos tanques de decantação onde os flocos são sedimentados para o fundo e o efluente líquido segue para o processo seguinte. A próxima etapa é a filtração que ocorre em tanque composto por material granular de seixos que retêm partículas que não foram sedimentadas no tanque anterior. Por fim, antes do lançamento do efluente tratado na rede de drenagem, ocorre a desinfecção por meio da dosagem de cloro para eliminação dos microrganismos.

O sistema de tratamento de esgoto irá beneficiar os moradores do loteamento Gaivotas I e II com a coleta e tratamento de seus efluentes, mas também irá beneficiar a qualidade ambiental da Praia de Palmas e, portanto, todos aqueles que usufruem do balneário, inclusive a fauna e flora.

VEJA TAMBÉM
Tags